domingo, 30 de dezembro de 2012

Que tal psicologia?

Se você é como eu e não sabe que curso fazer na  faculdade quando terminar o ensino médio deve saber o quão difícil é tomar esse decisão. Uma hora fisioterapia, outra engenharia, outra psicologia, e na outra direito. Que confusão, hein? Para ajudar e tirar um pouco essas dúvidas da cabeça andei fazendo algumas perguntinhas para a Estefanie Germonotta do Coisas Fúteis que cursa Psicologia na Universidade Federal Fluminense.



Como surgiu a ideia de fazer psicologia? O que ou quem te incentivou a entrar nesse ramo?

Estefanie -> Desde muito novinha eu sempre tive vontade de fazer jornalismo, por gostar de escrever ou Psicologia, porque sempre gostei de ouvir e aconselhar as pessoas (apesar de Psicologia não ser só isso). O que me deu mais vontade de fazer Psicologia foi ter conhecido as blogueiras Melina de Souza e Luana Pagung, que cursavam Psicologia e são pessoas maravilhosas, que me inspiraram e ainda me inspiram muito.
Como foi a sua rotina de estudos para passar na UFF?

Estefanie -> Eu estudei no Ensino Médio em um colégio integral e federal. Eu cursava Técnico em Meio Ambiente pela manhã e durante a tarde eu fazia o Ensino Médio normal. Meu tempo era muito corrido e o ensino bem puxado. Pelo ensino ser muito bom, não precisei estudar muito. Aos sábados eu fazia o Pré-vestibular Social do CEDERJ, que era gratuito e integral também, mas ele não me ajudou muito porque o ensino era um pouco fraco. Mas enfim, eu preferia passar todo esse tempo estudando fora de casa porque sou muito indisciplinada para estudar sozinha. Eu não estudo quando tô em casa, rs.

Qual foi a sua reação ao saber que tinha passado na UFF?

Estefanie ->
Primeiro eu fiquei sabendo que tinha passado para a segunda fase, a específica e foi muito muito gratificante. Fiquei muito feliz, não tem como não ficar. Quando descobri que tinha passado para Psicologia, eu já tinha passado para 3 outros cursos federais diferentes, incluindo jornalismo, que era meu sonho. Tive que me decidir e foi muito difícil. Optei por Psicologia por ser mais perto de casa, pela universidade ser melhor e o mercado de trabalho também, além de ser uma profissão mais "útil" e uma carreira mais linda.

 Durante o curso tem que assistir filmes ( como: O solista, Uma Mente Brilhante ...) sobre transtornos mentais?

Estefanie ->
 Não fui obrigada a assistir nenhum filme, mas os professores dão muitas indicações de filmes, como Melancolia, Freud Além da Vida, Um Método Perigoso. Mas eles fazem questão de lembrar que esses filmes são caricatos, só retratam e são apenas uma metáfora dos verdadeiros transtornos e doenças mentais.
Depois que termina o curso é necessário se especializar em alguma área? 

Estefanie -> Não tenho certeza se pode trabalhar sem especialização porque nunca ouvi o caso de ninguém que não tenha se especializado. Quando você se apaixona por uma área, você quer se especializar, estudar e aprender cada vez mais sobre aquilo...


Qual a sua dica pra quem quer cursar psicologia?

Estefanie ->
Primeiro: estude muito para passar.

Segundo: se você não gosta de ler, desista. A carga de leitura é absurdamente grande e se você não ler, não será um profissional da melhor qualidade.
Terceiro: psicologia não é só sentar e ouvir o paciente, vai muito além disso. É uma profissão linda, mas com muitos obstáculos. É um curso fácil de levar, mas exige dedicação se você quiser se formar e trabalhar bem.
Quarto: se você sente que é isso que você quer, que nasceu pra ser psicólogo, não fique parado, não tenha medo! Corra atrás de seu sonho. Tenho certeza que você vai ser muito feliz fazendo o que ama.

Queria muito agradecer a Estefanie pela entrevista :)
 
Gostaram da entrevista meninas?  Digam o que acharam do post nos commets. Beijos :*


5 comentários:

  1. Sempre achei muito interessante Psicologia. Adorei o post!

    Acabei de seguir o blog.
    Beijos, Letícia.
    Desconstruindo Amélia

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Monalisa! Adorei o resultado e espero que tenha ajudado você e ajude muito outras pessoas que se interessam pela carreira.

    Um beijo grande.
    Estefanie.

    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudou muito e tenho certeza que vai ajudar outras pessoas :)
      Obg Estefanie, beijos :*

      Excluir
  3. Que legal. Adorei o post e o blog! Seguindo, segue de volta? http://diarios-delola.blogspot.com bjs ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu acho legal, mas nao tenho vontade de fazer!
    cafecomdoideira.blogspot.com
    te espero lá!

    ResponderExcluir